sexta-feira, 26 de abril de 2013

Aproveite as Oportunidades!

Um dia Clarice Lispector disse:  As pessoas mais felizes não têm as melhores coisas. Elas sabem fazer o melhor das oportunidades que aparecem em seus caminhos.
E  Deus na sua infinita bondade e sabedoria, nos permite a fazer escolhas a todos os instantes de nossa vida, porém nem sempre essas escolhas resultam em algo bom. E sempre que isso acontece assumimos uma postura defensiva, evitando "aquilo" que nos causou sofrimento.
Para que este assunto não fique tão genérico, vou falar de amor (como sempre! rsrs).
Somos criados para amar, para nos relacionarmos com outras pessoas, para vivermos em grupo, em pares, e durante a nossa caminhada vamos fazendo escolhas de acordo com o que vivemos ate aquele momento e com o que desejamos viver a partir do mesmo momento. E quando essa escolha é acertada, a vida se torna menos dura, a estrada menos árida, aquele par que se formou caminham juntos vencendo os obstáculos e a tempestades que surgem na jornada da vida, e talvez como afirmou Clarice, usam de melhor forma as oportunidades que aparecem. Mundo Perfeito.
Mas este "Mundo Perfeito" é cada vez mais raro, porque as pessoas estão cada vez mais descrentes, se defendem tanto que se fecham a toda e qualquer oportunidade que surja na sua frente. Escuto muito, "Não consigo achar alguém que preste!" ou "Não quero mais passar o que passei antes!" Como se a culpa fosse nossa por ter feito uma escolha infeliz, passamos a desacreditar em nossos sentimentos, e entre na duvida de tentar e sofrer, é melhor ficar como está...afinal - Já estou acostumado a viver sozinho! Dizem os resignados.
E assim o tempo passa, as dores curam, as cicatrizes ficam, e vamos vivendo mal dizendo a vida, o amor, o casamento. Buscamos, as vezes relações sem envolvimento, ou simplesmente escondemos nossas necessidades e desejos atrás de uma pilha de outras coisas do dia a dia, filhos, trabalho, família, religião, etc...
Não existe relacionamento perfeito, príncipe encantado, assim como também não existe relacionamentos fracassados, sapos, o que há é uma falta de bom senso, uma falta de compreensão de uns para com os outros. As vezes ouvimos algumas duras verdades de nossos amigos, que por vezes nos magoam, mas sempre compreendemos porque afinal de contas são nossos amigos, nos querem bem!
Mas se ouvirmos as mesmas palavras de nosso par, é motivo para uma briga quase que interminável, e com isso criamos a cultura de que com amigo não se namora, o que sempre me leva a pensar de que dormimos com o inimigo! rsrs
Casais felizes foram aqueles que se tornaram amigos, e passaram a se respeitar, a se compreender, e usaram o bom senso para entender quem é o seu par.
E aqueles que tiveram as suas relações anteriores fracassadas, não devem se fechar, se vacinar contra...pelo contrario, devem aproveitar a experiência utiliza-la para fazer com que a próxima oportunidade dê seja melhor, assumir o risco que pode dar certo! Afinal, já é sabido o que faz mal, basta evitar.
Conflitos, sempre existirão. Obstáculos, tentações, provações fazem parte do nosso crescimento.
E usando uma frase de Churchill - "O pessimista vê dificuldade em cada oportunidade; o otimista vê oportunidade em cada dificuldade."
O que deu errado antes, foi, independente de quem foi o erro, a culpa, não importa, não vai mudar o ocorrido. O que devemos fazer é transformar esse acontecimento em uma lição, e abraçar a nova oportunidade, com mais sabedoria, mas aquele excessivo medo, ou uma imensa dose de receio, pois isso só irá nos tirar tempo preciosos da nossa jornada.
Segue aqui uma bela música de Oswaldo Montenegro Chamada Estrada Nova:


4 comentários: